Skip to main content
Autoria: Andreia Nunes
Departamento de Recursos Humanos

De há dois anos para cá, vimos a nossa forma de viver e de trabalhar, alterar-se drasticamente. Mais concretamente no dia 19 de Março de 2020, e por um período que estimávamos ser muito curto, vimo-nos forçados, em massa, e de armas e bagagens, a montar o nosso escritório em casa, numa altura em que não equacionávamos ainda que podíamos trabalhar em qualquer parte do mundo, bastando para isso uma ligação à Internet.

O Contexto lançou-nos a nós empresa, a nós responsáveis e a nós colaboradores desafios para os quais não sabíamos estar preparados. O esforço no sentido de continuarmos a garantir o desempenho pleno da nossa atividade e a necessidade de adaptação a toda uma nova realidade sem comprometer a hemóstase entre a nossa vida pessoal e profissional, foram testes superados à nossa capacidade de resiliência e superação.

Facto é que, apesar de algumas dificuldades, e num contexto de absoluta incerta, desequilíbrio e insegurança, com a colaboração e responsabilidade de todos, fomos bem sucedidos!


Apesar de termos ainda algum caminho pela frente na luta contra esta pandemia, começamos agora  a ver alguma luz ao fim deste túnel que nos impele ao regresso a uma normalidade que sabemos ser tudo menos “o normal”.


E é nesse contexto que planeamos o nosso regresso aos escritórios. Temos consciência que o mundo do trabalho, de facto mudou,  e que provavelmente de agora em diante assistiremos a “um novo mundo do Trabalho”, com a introdução de práticas mais flexíveis e conciliadoras.

Reconhecemos tudo isso! Não descuramos os benefícios inerentes ao trabalho remoto, as potencialidades que oferece para a empresa e, sobretudo, para os nossos colaboradores. Mas seria ingénuo da nossa parte pensarmos que a continuação de um modelo de trabalho exclusivamente remoto, não teria impacto profundo nas nossas pessoas e na essência das nossas organizações.


Não queremos que o local de trabalho se torne um lugar estranho ou incómodo. Queremos continuar a fomentar a proximidade entre os nossos colaboradores, a debater ideias sem a barreira de um computador  e a construir relações de confiança que o mundo online não permite. Enfim, não queremos comprometer aquilo que de mais precioso temos: uma cultura corporativa próxima e forte!


Por todos esses motivos, procurando ainda garantir a segurança de todos os colaboradores, começamos, no passado dia 25 de Outubro ( para alguns colaboradores até um pouco mais cedo), o nosso regresso aos escritórios. Nesta nova fase, decidimos implementar e testar uma solução de trabalho híbrido,  que acreditamos proporcionar o melhor dos dois mundos presencial e remoto, dotando os colaboradores de maior flexibilidade, autonomia e satisfação (ao permitir um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional) sem abdicar do contacto físico que privilegiamos e sabemos ser saudável (quer do ponto de vista individual, social e/ou organizacional).

Nesta fase em que avaliamos ainda os desafios do trabalho no futuro, vamos manter este modelo de trabalho misto para cerca de 40% dos nossos colaboradores onde, testando sistemas de escalas de trabalho rotativas e flexíveis,  conjugamos (para as funções que o permitem) o trabalho presencial e remoto.

E porque a segurança sempre foi uma das nossas maioridades prioridades, e para que este regresso promovesse a confiança a todos nós, foram efetuadas algumas reformulações aos nossos espaços e impostas algumas limitações, sendo que cada um de nós continua a ter um papel fundamental no cumprimento das regras de segurança comunicadas.

SÊ BEM-VINDO DE VOLTA! ESTAMOS À TUA ESPERA!

© 2023 WONDERCOM GROUP. All Rights Reserved