Skip to main content

Portugal já esgotou em maio os recursos naturais para 2022 !!!

O que significa que estamos em défice ecológico!!!

De acordo com um estudo da organização internacional Global Footprint Network, se cada pessoa da Terra vivesse um padrão de consumo igual ao dos portugueses eram precisos 2,5 planetas para satisfazer as necessidades de recursos.

Será que conseguimos contrariar esta tendência? O que podemos fazer no nosso dia a dia? 

Começa por calcular a tua pegada ecológica: já diz o ditado que não se pode melhorar o que não se mede… Por isso mesmo, é crucial perceber como é que os nossos hábitos de consumo impactam o meio ambiente. Desde a alimentação ao tipo de transporte que utilizamos, tudo pode ser melhorado…

Diz não aos plásticos de utilização única: sejam as palhinhas, os sacos para colocar os vegetais e a fruta nos supermercados ou os talheres nas caixas de refeições takeaway, todos estes objetos e produtos contribuem muito para a poluição do Planeta Terra.

Faz uma alimentação mais sustentável: Há muito que vivemos em estado de emergência climática. Entre muitos outros “culpados”, a agricultura intensiva ocupa um lugar de destaque na degradação ambiental e contribui ativamente para as alterações do clima…

Reduz o teu consumo energético: sim, é possível consumir energia de forma responsável e consciente. Começa por desligar todos os equipamentos que não estiverem a ser utilizados das respetivas tomadas. De seguida, pondera a substituição dos eletrodomésticos atuais por versões de classes energéticas superiores. Por fim, tem sempre em conta as opções mais amigas do ambiente.

A água não se desperdiça: se estiveres a escovar os dentes, a esfregar a loiça ou a lavar o cabelo a primeira coisa que deves fazer é fechar a torneira. Opta por duches rápidos, reutiliza a água da chuva para regar as plantas, reduz a quantidade de água utilizada a cada descarga do autoclismo…

 Reciclar não é uma opção, é uma obrigação: seja a separação correta do lixo ou a reutilização e renovação de materiais e objetos mais antigos, estas atividades não são uma opção. Na verdade, são uma obrigação de todos enquanto cidadãos responsáveis e preocupados com o planeta em que vivemos.

Se consegues ir a pé não penses duas vezes: opta por te deslocares a pé o maior número de vezes possível, para além de beneficiar o ambiente também contribui para um estilo de via mais saudável…

No consumo responsável é que está o ganho: vivemos numa sociedade habituada a um consumo desenfreado, onde os objetos se tornaram descartáveis e se compra por impulso mesmo sem necessidade. Este estilo de vida contribui para o consumo cada vez mais acelerado dos recursos naturais.

© 2025 WONDERCOM GROUP.
All Rights Reserved