O passado, o presente e o
Construímos um caminho e chegámos aos resultados que nos suportam para o futuro que queremos projectar
HISTÓRIA E RESULTADOS
Queremos contribuir para continuar a acelerar os processos de desenvolvimento e progresso que as Telecomunicações, TIC e Energia têm permitido às empresas nas últimas décadas. Esperamos continuar a merecer a confiança dos que nos procuram, sempre com recurso à tecnologia de vanguarda e à inovação, de forma a encontrar as melhores soluções para cada desafio.
2020
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2021
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2022
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VOLUME DE NEGÓCIOS (M €) |
26,4
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26,5
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30,5
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EBITDA (M €) |
1,367
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1,003
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0,624
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AUTONOMIA FINANCEIRA (%) |
30,6
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26,1
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23,9
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Nº MÉDIO DE COLABORADORES |
467
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487
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511
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As nossas conquistas
TODAY GETTING READY
FOR TOMORROW
2022
As infraestruturas da nossa sede em Lisboa cresceram, mudámos de instalações na Covilhã e começamos as mudanças para um novo armazém no CCO Centro;
Participámos em eventos como o “Boosting Customer Experience Tourism Trends 2022” da ADEE;
A Wondercom foi premiada como a melhor equipa parceira do cliente EDP na área do Solar;
Conquistámos novos territórios e iniciámos um novo projeto no âmbito do Drop FTTH Vodafone;
Realizámos um Consórcio Externo com a Bureau Veritas para Prestação de Serviços de Revisões e Check-up de Instalações de Gás e Eletricidade dos clientes EDP.
2021
Mais um ano em que a pandemia continuou e muitas equipas se mantiveram em regime de teletrabalho, sem registo de decréscimos de produtividade;
A Wondercom aumenta a sua quota de serviços DROP FTTH Consumo na Vodafone em 20%;
Foi implementada a plataforma de formação UDEMY;
Foram lançados os novos websites das 3 empresas do Grupo Wondercom e nasceu o website de Grupo;
O ICT cresceu 33%, passando a barreira dos primeiros 1000 Clientes em regime de Suporte e Monitorização;
Mais equipas foram colocadas no projeto Solar Fotovoltaico EDP, passando a Wondercom do segundo para o primeiro lugar na zona de Lisboa.
2020
Foi o ano de início de pandemia Covid-19, ainda assim:
Muitas equipas passaram para regime de teletrabalho, sem qualquer decréscimo de produtividade;
As Equipas continuaram-se a deslocar aos Clientes com as devidas precauções;
A Wondercom tornou-se um grande vencedor no concurso nacional lançado pela EDP Comercial no âmbito de serviços relacionados com “Casa Inteligente”
2019
Abertura do cliente EDP com o serviço de instalação de painéis fotovoltaicos e instalação de eletrodomésticos eficientes.
2018
Continuação da estratégia estabelecida em 2017.
Aumento do negócio das Tecnologias de Informação (ICT)
2017
Lançamento da oferta “ICT made Easy”;
Afirmação de Acordo de Parceria com a Vodafone para a criação de oferta ICT;
Inauguração do novo espaço Wondercom no Parque das Nações para acolher as operações Vodafone e novas equipas ICT;
2016
Criação do Captive Portal, como complemento à nossa solução Wi-Fi, já a funcionar em vários Clientes (grupos hoteleiros e restaurantes);
Novo Cliente internacional no âmbito de suporte a solução de Contact Center Cisco (PFH Group);
Instalação e Suporte de Drop FTTH da Portugal Telecom atráves da TNORD;
Construção FTTH e instalação e Suporte de Drop FTTH para a DST;
Instalação e Suporte de Drop FTTH para a NOS;
Criação de Aplicação de Gestão de Spares para as equipas de suporte dos nossos Clientes;
Fusão entre a Griphoncom e a Wondercom.
2015
Parcerias com a Fortinet e a Check Point;
Recertificação do sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com a norma ISO 9001:2008 e Certificação dos sistemas de Gestão Ambiental e Segurança de acordo com as normas ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007;
Implementação da Rede de Comunicações BPI, em parceria com a Regra;
Implementação da Rede de Dados e Voz do Ministério da Saúde (Rede Informática da Saúde), em parceria com a NOS e a Thales;
Implementação da Rede de Dados na SIBS, em parceria com a Vodafone;
Parceria com a Huawei no âmbito da implementação do FTTx da PT Telecom.
2014
Certificação Enterprise Authorized Partner e Service Partner da Huawei;
Certificação CISCO Premier;
Adquirida uma posição de controlo da Knowledgeworks, empresa de engenharia de SW.
2013
Serviços no âmbito de “SWAP 3G to 4G” da T-Mobile Holanda;
Concluiu 170 mil intervenções ao nível de implementação e manutenção de rede do cliente e de rede core e regista um crescimento de volume de negócio superior a 50%.
2012
Obtém a certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade, segundo a norma ISO 9001: 2008;
Renovado o estatuto de PME Líder, atribuído no âmbito do Programa FINCRESCE do IAPMEI, que distingue as empresas nacionais com perfis de desempenho superiores;
Abre novas instalações em Ponta Delgada, Açores.
2011
Nasce o K1 – uma plataforma de operações multicanal, acessível via Web, e disponível para os seus utilizadores e clientes da Wondercom; permite a imediata otimização dos processos de gestão de incidências, intervenções técnicas e gestão de stocks;
Recebe o estatuto de PME Líder, atribuído no âmbito do Programa FINCRESCE do IAPMEI, que distingue empresas nacionais com perfis de desempenho superiores;
A sua sede passa para Lisboa – Campus do Lumiar Edifício K1, Estrada do Paço do Lumiar, 1649 – 038 Lisboa.
2010
Alcança a exclusividade ADSL Optimus em todo o Território Nacional;
Seleccionada pela Vodafone Portugal para prestar serviços no âmbito “Fiber to the Home”;
Escolhido como parceiro Vodafone Portugal para prestar serviços de Instalação e Suporte One Net;
Inicia a prestação de Outsourcing dos Serviços de Supervisão e Monitorização da rede IP e DWDM da Orange através da Huawei.
Mudança de imagem da Wondercom. Implementado novo vestuário de trabalho para as equipas de Field Service e renova-se a imagem da frota automóvel..
2009
Envolvimento no Projeto Empresarial da Vodafone Empresarial – “Premium”;
Contribuição da Wondercom para o sucesso do produto “Vodafone Casa TV”.
2008
Equipa técnica no Centro de Formação Huawei na Alemanha onde adquire certificação em redes de fibra ótica na tecnologia DWDM.
2007
Inicia atividades relacionadas com os serviços de instalação, modificação, colocação em serviço e manutenção de Equipamentos da COLT e VERIZON;
Adquire um sistema de gestão de frota e desenvolve ferramentas para planeamento e acompanhamento de intervenções;
Garantida a cobertura nacional incluído Arquipélagos da Madeira e Açores em regime 24x24x365;
Assume a gestão e a resolução de avarias dos equipamentos de acesso da rede Wireline da Novis.
2006
No âmbito de Contrato de Prestação de Serviços de Suporte de Tecnologias de Acesso e Transmissão com a Ericsson, inicia as atividades de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de rádio nas BTS da Optimus, reparação e substituição de sistemas de energia, controlo de climatização, gestão de peças de substituição.
2005
A Wondercom celebra Contratos de prestação de serviços com a Novis no âmbito de instalação e suporte de Acessos Indiretos ADSL, circuitos dedicados SHDSL, LLPT, SDH;
Desenvolvem se os Centros de Coordenação em Lisboa, Torres Novas e Porto.
2004
Para completar os serviços da Griphoncom, empresa existente no mercado desde 1999, surge a Wondercom.

OS NOSSOS RESULTADOS
Passado, Presente e
Futuro

PASSADO
A primeira palavra que me ocorre quando penso no “passado” é “gratidão”.
Nessa altura morávamos num R/C, num bairro na Amadora. Éramos pessoas cheias de sonhos, alguma inconsciência, muitas ideias idiotas e uma enorme capacidade de trabalho e de sacrifício.
Foi nessa altura que conhecemos outras pessoas cheias de sonhos, alguma inconsciência, muitas ideias idiotas e uma enorme capacidade de trabalho e de sacrifício e com vontade de se juntar ao nosso projeto.
Conhecemos, de facto, umas pessoas bem corajosas e muito especiais. Mal sabíamos que estávamos a construir a base de uma empresa que ia perdurar e brilhar por décadas. E qual foi o segredo? Eis uma pergunta difícil. Talvez o segredo tenha sido “a confiança” – confiança vinda das pessoas e empresas que nos deram as primeiras oportunidades e igualmente das pessoas que quiseram trabalhar connosco e que efetivamente conseguiram, vezes sem conta, satisfazer as necessidades dos nossos primeiros clientes.
Fomos muito jovens e irreverentes, mas o que sobressaiu foi a nossa incansável vontade de superar a exigência do dia-a-dia. Dois passinhos para frente, um para trás, numa dança desajeitada, mas tínhamos uma visão: “queremos ser uma referência de serviços de telecomunicação a nível da península ibérica!”
Wow!! Bem, a ambição nunca nos faltou.
O passado quer-se sem arrependimentos, pura aprendizagem.
PRESENTE
O presente é um presente!
Esta frase é um cliché, mas é um cliché do qual eu gosto muito. O presente é um presente e o sucesso do presente nunca é garantido. Tem de ser conquistado todos os dias. A confiança de todos, dos nossos clientes, dos nossos colaboradores e parceiros tem de ser conquistada todos os dias. Mais uma vez, a ambição não nos falta, todos os dias queremos ser melhores, independentemente das contrariedades. Tal dança, dois passinhos para frente, dois para trás, dois passinhos para frente um para trás… E qual é a visão que ganhámos? O que construímos no passado que nos permite sonhar mais alto? No presente, entendemos ainda mais a importância de relação de confiança com os nossos clientes, colaboradores e parceiros. Hoje estamos a ver o nosso caminho assente em três pilares: Field Service, Outsourcing e “Entreprise Solutions” e temos na mira três mercados: telecomunicações, tecnologias de informação e energia.
Hoje, repete-se a história e eu constato, mais uma vez: “temos a equipa certa para garantir as melhores soluções técnicas e operacionais para os nossos clientes.”
FUTURO
Pois é, e o futuro?
Arrisco-me a dizer que o vejo de uma forma confiante. A lição aprendida no passado: o nosso sucesso sempre dependeu, depende e vai depender da confiança que conseguimos transmitir aos nossos clientes e às pessoas e entidades que trabalham connosco. Queremos ser uma referência no mercado de telecomunicações, energia e tecnologias de informação e queremos sê-lo dentro das fronteiras de Portugal e um dia, quando o merecermos e soubermos aproveitar a oportunidade que há de surgir, partir para uma aventura internacional.
A contribuição de todos é vital e como sempre digo, todos fazem a diferença.
Zuzana Fabianová
Gerência