Skip to main content
Autoria: Engº José Raposo
(Auditor interno da Wondercom desde 2012)

Os Sistemas de Gestão da Wodercom

Lançaram-me o desafio de escrever sobra evolução dos sistemas de gestão da Wondercom, considerando que vos acompanho há alguns anos. Desafio exigente, mas que aceitei com agrado dada a relação convosco que, ao longo deste tempo, me permitiu conhecer a dinâmica da empresa e a sua evolução.

Recordo que há 24 anos a norma da qualidade teve uma alteração significativa com impacto muito positivo nas organizações. Foram introduzidos os conceitos de processos e a interligação entre eles, definidos considerando o ciclo “PDCA”, Planear, Executar, Verificar e Atuar, poderosa metodologia de organização e avaliação das atividades da empresa. De facto, esta alteração mudou o paradigma da qualidade. A qualidade passou a ser considerada com um instrumento de gestão da empresa, a par de outros, que as Administrações/ Gerências tinham ao dispor. As restantes normas – ambiente e segurança – quando integradas na qualidade, constituíam, portanto, um único sistema de gestão

Posteriormente estas três normas foram revistas, ficando todas elas com uma estrutura comum, com um texto central semelhante, o que agilizou ainda mais a possibilidade da sua integração. Nestas revisões foi também introduzida a necessidade de uma análise de risco dos processos e do contexto externo (enquadramento legal, tecnológico, concorrencial, comercial, cultural, social e económico,…) e interno (questões relacionadas com os valores, a cultura, o conhecimento e o desempenho da organização) da empresa, bem como das partes interessadas que afetam ou podem ser afetadas pelas atividades da empresa, o que reforçou a importância do envolvimento e da liderança das Administrações/ Gerências nos sistemas de gestão da qualidade, ambiente e segurança.

Quando há 12 anos conheci o sistema de gestão da Wodercom, já este integrava as três vertentes: Qualidade, Ambiente e Segurança. Ao longo destes anos o Sistema tem vindo a acompanhar as alterações dos requisitos das normas e a assegurar a sua integração nos processos de negócio, tornando-se, por isso, sempre mais, um instrumento de gestão.

Com a consciência da importância deste instrumento, a Gerência da Wondercom, cultiva uma atitude de proximidade que envolve todas as pessoas da empresa, particularmente a equipa de gestão, na definição e avaliação da estratégia definida e dos resultados pretendidos. Compromete-os com os objetivos definidos dando-lhes os meios e a autonomia necessária á gestão nas suas áreas de responsabilidade.

Em simultâneo tem desenvolvido ou adquirido aplicações informáticas que permitem a gestão dos processos e a obtenção de informação para a sua avaliação. Esta informação permite-lhe a avaliação do desempenho do Sistema de Gestão e a tomada de decisões informadas.

Sob a liderança da Gerência, a avaliação do contexto da Wondercom, tem conduzido ao alargamento das suas atividades. Avaliação realizada com o conhecimento profundo dos mercados onde atua, adquirido pela proximidade que mantem com os clientes, bem como, pela análise dos seus principais concorrentes, riscos e oportunidades com impacto na sustentabilidade da empresa.  

Foi assim que, progressivamente passou de uma empresa de prestação de serviços como instalador de telecomunicações, para uma empresa de desenvolvimento de Tecnologias de Informação e, mais recentemente, acompanhamento as exigências da transformação energética e da mobilidade elétrica, entrou na área das energias renováveis.

Antecipando as recentes alterações, de fevereiro deste ano, às normas da qualidade ambiente e segurança em relação ao impacto que as alterações climáticas possam ter na sua atividade, a Wondercom desde 2023, aderiu à carta de princípios do BCSD Portugal que estabelece os princípios que constituem as linhas orientadoras para uma boa gestão empresarial e o compromisso com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Destes, identificou cinco como prioritários, sobre os quais as suas atividades têm impacto e sobre os quais tem capacidade de influência. De entre estes, os ODS 12 – Assegurar padrões sustentáveis de consumo e produção e o ODS 13 – Ação climática, com objetivos e planos de ações definidos incluídos no Sistema de Gestão, vão ao encontro destas alterações normativas

A introdução destas novas atividades decorrentes da análise do contexto e da estratégia definida, tem introduzido sucessivas alterações organizacionais a que o Sistema de Gestão tem respondido com resiliência, adaptando-se e melhorando continuamente, permitindo que a Wondercom tenha assegurado sempre, nestes processos de alterações, a “aptidão para fornecer de forma consistente produtos e serviços que satisfaçam tanto os requisitos dos clientes como as exigências estatutárias e regulamentares aplicáveis”

Constato, por isso, que a Wondercom tem tido a capacidade de identificar as necessidades e expectativas dos mercados onde atua e de definir os objetivos que pretende alcançar em linha com o propósito e as orientações estratégicas. A monitorização dos objetivos e dos riscos e oportunidades do mercado identificados e a sua avaliação tem-lhe permitido adaptar-se e evoluir constantemente, com um crescimento sustentado ao longo destes anos.

Concluindo, posso afirmar que a decisão da Wondercom em implementar um sistema de gestão que integra as vertentes da qualidade ambiente e segurança nas suas atividades, tem sido fundamental para a obtenção dos seus resultados, e que tem a capacidade para, num ambiente de incerteza e constante mudança, continuar a dar resposta aos novos desafios da sociedade global.

© 2025 WONDERCOM GROUP.
All Rights Reserved