Skip to main content

SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA – O QUE É?

É Toda a sinalização que está relacionada com um objeto, atividade ou situação e que fornece indicação relativa à segurança e/ou saúde do trabalhador.

QUAL O OBJETIVO DA SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA?

A sinalização de segurança tem como objetivo, chamar a atenção, de uma forma rápida e inteligível, para objetos e situações suscetíveis de provocar determinados perigos.
No entanto, não dispensa, em caso algum, a aplicação de medidas de proteção impostas por diplomas legais.

Esta sinalização deve chamar a atenção para:

  • Objetos perigosos;
  • Situações perigosas;
  • Ajudar a ultrapassar perigos;
  • Prestar informações relacionadas com a segurança.

SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA – O QUE DIZ A LEGISLAÇÃO

A legislação refere que é toda a sinalização relacionada com um objeto, uma atividade ou uma situação determinada, que fornece uma indicação ou uma prescrição relativa a segurança ou saúde no trabalho, ou ambas, por intermédio de uma placa, uma cor, um sinal luminoso ou acústico, uma comunicação verbal ou um sinal gestual. etc…

De acordo com a legislação em vigor, Portaria n.º 1456-A/95, 11 de dezembro, a sinalização com pictogramas deve ter as seguintes caraterísticas:

  • Possibilitar uma interpretação única;
  • Dar a conhecer o risco com antecipação;
  • Informar sobre uma ação específica;
  • Chamar a atenção dos trabalhadores.

SINAIS DE OBSTÁCULOS E LOCAIS PERIGOSOS

Todos os obstáculos ou locais perigosos que tenham potencial para causar acidente devem estar convenientemente sinalizados por dispositivos adequados por intermédio de faixas de cor vermelho e branco ou amarelo e preto, alternadas com superfícies sensivelmente iguais e uma inclinação de cerca de 45º.

SINAIS DE AVISO

Os Sinais de Aviso devem ter a forma triangular com o pictograma negro sobre fundo amarelo e margem negra. Os rótulos de substâncias e/ou produtos que possam constituir perigo devem estar identificados, alertando para caraterísticas destes.

 

SINAIS DE PERIGO DOS PRODUTOS QUÍMICOS

Os novos sinais dos produtos químicos devem ter forma de losango com pictograma negro sobre o fundo branco, e margem vermelha. (Regulamento (CE) n.º 1272/2008)

 

SINAIS DE PROIBIÇÃO

Os Sinais de Proibição têm a forma circular com o pictograma negro sobre o fundo branco, margem e faixa vermelhas (diagonal descendente da esquerda para a direita, ao longo do pictograma, a 45º em relação à horizontal e a cor vermelho deve cobrir pelo menos 35% da superfície da placa).

SINAIS DE SALVAMENTO E SOCORRO

Os sinais relativos a evacuação em caso de emergência ou primeiros socorros devem ter forma retangular ou quadrada com pictograma branco sobre fundo verde.

SINAIS DE OBRIGAÇÃO

Os Sinais de Obrigação devem ter a forma circular com pictograma branco sobre fundo azul (a cor azul deve cobrir pelo menos 50% da superfície da placa).

SINAIS DE COMBATE A INCÊNDIO

Os sinais relativos ao material de combate a incêndios devem ter forma retangular ou quadrada com pictograma branco sobre fundo vermelho.

QUADRO RESUMO DA SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA

As formas e as cores de Sinalização com pictogramas podem associar-se do seguinte modo:

Veja também o video:

https://www.youtube.com/watch?v=afMWLShSPQo

 

© 2023 WONDERCOM GROUP. All Rights Reserved