Skip to main content
Autoria: Anabela Chaves
Departamento de Sustentabilidade

Economia circular, do que se trata?

O conceito de economia circular surgiu em 1989 através de um artigo dos economistas e ambientalistas britânicos David W. Pearce e R. Kerry Turner. Na época, eles mostraram que a economia tradicional (também chamada de “Linear”) não levava a reciclagem em consideração, conferindo desta forma um papel secundário ao meio ambiente… o de simples depósito de resíduos.

Sistema Linear de Consumo

Ao contrário da economia linear, cujo lema é “extrair, produzir, usar e descartar”, surgiu então o conceito de economia circular, inspirado na lógica cíclica da própria natureza.

Desta forma a economia circular veio propor uma mudança na forma de consumir, e que vai desde a escolha da matéria prima até à reutilização dos materiais. Tendo-se revelado desde então uma solução com potencial para minimizar o impacto humano no meio ambiente.

Assim, os resíduos tornam-se eles próprios matéria prima para a produção de novos produtos.

Sistema circular de consumo

Mas porquê adotar uma economia circular?

O aumento populacional, o crescimento da procura e consequente  pressão sobre os  recursos naturais têm vindo a acentuar a necessidade das sociedades modernas avançarem para um paradigma mais sustentável, uma economia mais “verde” que assegure o desenvolvimento económico.

A economia circular visa promover ciclos de vida mais longos, utilizando as matérias primas e transformando-as indefinidamente, seja através da reciclagem ou da reutilização. Desta forma a produção de resíduos é minimizada. O circuito é fechado e minimiza-se por esta via o consumo de matérias-primas e de energia.  Promovendo-se deste modo a regeneração do meio ambiente em que o foco passa a ser a preservação do planeta como um todo, por meio de sistemas que mantenham o fluxo circular de recursos, possibilitando o desenvolvimento sustentável.

Quais os benefícios de uma economia circular?

Numa economia circular, os materiais são aproveitados em cadeia de forma cíclica e os recursos naturais são valorizados em todas as etapas produtivas, pois o objetivo é reduzir a sua extração, prolongando desta forma o ciclo de vida de um produto, evitando-se assim o excesso de desperdício, com ganhos óbvios para as famílias, para as empresas e para os países. E, não menos importante, para a sustentabilidade do planeta. 

Como vai a economia circular na europa?

A economia circular está nos projetos europeus desde 2011, mas a transição para este modelo económico começou mais amplamente em 2015, com o plano Fechar o Ciclo – Um Plano de Ação para a Economia Circular.

A transição para uma economia circular está já em curso e muitas empresas, consumidores e autoridades públicas europeias aderiram já a este modelo sustentável.

O Plano de Ação para a Economia Circular, apresentado no quadro da estratégia industrial da União Europeia propõe medidas que visam os seguintes objetivos:

  • Fazer com que os produtos sustentáveis passem a ser a norma na EU;
  • Capacitar os consumidores;
  • Concentrar a ação nos setores que utilizam a maior parte dos recursos e em que o potencial para a circularidade é elevado;
  • Garantir a diminuição dos resíduos. 

Enquanto cidadão comum como posso contribuir para a economia circular?

Devemos na nossa vida quotidiana aplicar a politica dos 5Rs e que passa por refletir sobre o significado de cada um destes 5Rs e na forma como os podemos incorporar no nosso dia-a-dia:  

Repensar
É a base do consumo sustentável e visa fazer com que o consumidor tenha a certeza de estar a adquirir algo não por impulso ou por influências externas, e sim por necessidade. Pergunte a si mesmo “Eu preciso mesmo disto?”, ”Do que é que eu preciso?”. Nem tudo é realmente necessário…  

Recusar
É dizer NÃO aos produtos/objetos/embalagens de que não necessita. Se não precisa simplesmente recuse, esta ação tão simples pode evitar a produção de muitos resíduos desnecessários no planeta.           

Como praticar o conceito de Recusar?

  • Parado no trânsito, quando alguém lhe oferece um folheto que sabe que não é do seu interesse;  
  • Na caixa, ao pagar, quando o assistente o questiona se precisa de um saco plástico para colocar as suas compras… poderá recusar.

Reduzir
Consiste em adotar ações que diminuam a quantidade de resíduos. Portanto, esse processo começa no momento da compra e na escolha dos produtos. A preferência deve ser por produtos com maior durabilidade.  

Antes de deitar no lixo alguma coisa, questione se é possível optar pela reparação. Reparar algo é uma forma de reduzir o consumo de materiais e recursos naturais. Ao consertar está a aplicar o principio da sustentabilidade aos produtos que possui e a reduzir o desperdício. Estragou-se? pense duas vezes antes de deitar fora.  

Reutilizar 
Este “R” está relacionado com a utilização de um produto/objeto/ embalagem mais de uma vez. E que passa por gestos tão simples quanto:

  • Comprar produtos cujas embalagens sejam reutilizáveis;
  • Doar produtos que possam servir as outras pessoas, como: revistas, livros, roupas ou móveis; 
  • Reparar objetos/equipamentos avariados;
  • Etc…  

Reciclar
Através da reciclagem, os produtos (deitados no lixo) serão transformados em matéria-prima para se iniciar um novo ciclo de produção-consumo-reciclagem. Podemos contribuir para a reciclagem:

  • Comprando produtos reciclados ou produtos cujas embalagens sejam feitas de materiais reciclados;
  • Implementando em casa a triagem seletiva dos resíduos; 
  • Depositar os resíduos triados nos respetivos ecopontos;
  • Etc…  

A economia circular surge assim como uma ferramenta que visa a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, através da adoção de processos/procedimentos mais sustentáveis. E esta não deve ser apenas uma responsabilidade de governos, empresas ou instituições… na base de um planeta mais sustentável estão as nossas tomadas de decisão enquanto cidadãos/consumidores, pelo que cada um de nós deve ter um papel ativo e determinante, através das escolhas e atitudes que adota no seu dia a dia.

Para saber mais sobre como poderemos implementar nas nossas vidas comportamentos mais eco sustentáveis há que ler o artigo da Gazeta W “Como reduzir a nossa pegada ecológica” em:

© 2023 WONDERCOM GROUP. All Rights Reserved