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Faz o teste e descobre dicas para poupar combustivel e o motor do carro.

Pergunta 1
Qual destas opções reduz a resistência ao ar da viatura?

Retirar barras de tejadilho
VERDADEIRO

Circular por estrada ou autoestrada com as janelas abertas ou com barras de tejadilho equivale a ignorar uma boa parte dos estudos de aerodinâmica que se levam a cabo na conceção do veículo. Segundo dados da Comissão Europeia, fechar as janelas e retirar as barras de tejadilho reduz a resistência ao ar do veículo e pode diminuir até 10% o consumo de combustível e as emissões de CO2.

Abrir as janelas
FALSO

Circular por estrada ou autoestrada com as janelas abertas ou com barras de tejadilho equivale a ignorar uma boa parte dos estudos de aerodinâmica que se levam a cabo na conceção do veículo. Segundo dados da Comissão Europeia, fechar as janelas e retirar as barras de tejadilho reduz a resistência ao ar do veículo e pode diminuir até 10% o consumo de combustível e as emissões de CO2.

As duas opções anteriores
FALSO

Circular por estrada ou autoestrada com as janelas abertas ou com barras de tejadilho equivale a ignorar uma boa parte dos estudos de aerodinâmica que se levam a cabo na conceção do veículo. Segundo dados da Comissão Europeia, fechar as janelas e retirar as barras de tejadilho reduz a resistência ao ar do veículo e pode diminuir até 10% o consumo de combustível e as emissões de CO2.

Pergunta 2
Se circulares com a pressão errada nos pneus, o que pode acontecer?

Poupar combustível
FALSO

Os pneus representam um papel fundamental no automóvel, uma vez que representam o único ponto de contacto do veículo com o solo. A pressão correta dos pneus, além de evitar o desperdício de combustível, também garante um melhor comportamento em estrada e no controlo do veículo.
Está descansado, a pressão errada nos pneus não é motivo para seres multado. Mas para tua segurança, verifica a pressão dos pneus da viatura!

Ser multado
FALSO

Os pneus representam um papel fundamental no automóvel, uma vez que representam o único ponto de contacto do veículo com o solo. A pressão correta dos pneus, além de evitar o desperdício de combustível, também garante um melhor comportamento em estrada e no controlo do veículo.

Está descansado, a pressão errada nos pneus não é motivo para seres multado. Mas para tua segurança, verifica a pressão dos pneus da viatura!

Afetar o controlo do veículo
VERDADEIRO

Os pneus representam um papel fundamental no automóvel, uma vez que representam o único ponto de contacto do veículo com o solo. A pressão correta dos pneus, além de evitar o desperdício de combustível, também garante um melhor comportamento em estrada e no controlo do veículo.

Está descansado, a pressão errada nos pneus não é motivo para seres multado. Mas para tua segurança, verifica a pressão dos pneus da viatura!

Pergunta 3
Para que serve a primeira mudança?

Para ultrapassar outro veiculo

FALSO

Para poupar combustível é essencial saber trocar de mudança no momento certo. Embora muitos dos novos modelos já tenham um aviso que indica quando deves trocar de mudança, deves ter a noção que a primeira serve apenas para pôr a viatura em movimento e que não deves “esticar muito as mudanças”, porque estás a aumentar o consumo da viatura.

Para pôr a viatura em movimento

VERDADEIRO

Para poupar combustível é essencial saber trocar de mudança no momento certo. Embora muitos dos novos modelos já tenham um aviso que indica quando deves trocar de mudança, deves ter a noção que a primeira serve apenas para pôr a viatura em movimento e que não deves “esticar muito as mudanças”, porque estás a aumentar o consumo da viatura.

Para entrar numa faixa de desaceleração

FALSO

Para poupar combustível é essencial saber trocar de mudança no momento certo. Embora muitos dos novos modelos já tenham um aviso que indica quando deves trocar de mudança, deves ter a noção que a primeira serve apenas para pôr a viatura em movimento e que não deves “esticar muito as mudanças”, porque estás a aumentar o consumo da viatura.

Pergunta 4
Qual a forma mais barata de aumentar a potência do motor?

Trocar o escape
FALSO

Podes não acreditar, mas sim, retirar peso desnecessário do carro, nomeadamente da bagageira e dos assentos traseiros, pode significar tirar mais proveito do motor. Não insistas em passear o guarda sol durante todo o ano, nem as latas de óleo quando o carro não tem perdas. Na hora de emagrecer, todos os graminhas contam!

Instalar um turbo

FALSO

Podes não acreditar, mas sim, retirar peso desnecessário do carro, nomeadamente da bagageira e dos assentos traseiros, pode significar tirar mais proveito do motor. Não insistas em passear o guarda sol durante todo o ano, nem as latas de óleo quando o carro não tem perdas. Na hora de emagrecer, todos os graminhas contam!

“Limpar” o carro
VERDADEIRO

Podes não acreditar, mas sim, retirar peso desnecessário do carro, nomeadamente da bagageira e dos assentos traseiros, pode significar tirar mais proveito do motor. Não insistas em passear o guarda sol durante todo o ano, nem as latas de óleo quando o carro não tem perdas. Na hora de emagrecer, todos os graminhas contam!

Pergunta 5
Em que momento deves ligar o ar condicionado para refrescar o carro?

Nunca deves ligar o ar condicionado

FALSO

Quando inicias uma viagem não deves ligar logo o ar condicionado. Primeiro deves circular devagar durante uns minutos com as janelas abertas, e só depois fechar os vidros e ligar o ar condicionado.

Depois de arejar o carro por uns minutos com as janelas abertas

VERDADEIRO

Quando inicias uma viagem não deves ligar logo o ar condicionado. Primeiro deves circular devagar durante uns minutos com as janelas abertas, e só depois fechar os vidros e ligar o ar condicionado.

Assim que ligas o carro

FALSO

Quando inicias uma viagem não deves ligar logo o ar condicionado. Primeiro deves circular devagar durante uns minutos com as janelas abertas, e só depois fechar os vidros e ligar o ar condicionado.

Pergunta 6
É preciso aquecer o motor antes de arrancar?

Sim

FALSO

Num vídeo publicado no canal de YouTube Engineering Explained através do recurso a uma câmara térmica, é possível verificar em tempo real quanto tempo demora um motor a aquecer após o arranque a frio. A conclusão do vídeo é simples, não é necessário esperares que o motor aqueça, a não ser que a temperatura exterior seja mesmo muito baixa (inferior a 40ºC negativos).

Não

FALSO

Num vídeo publicado no canal de YouTube Engineering Explained através do recurso a uma câmara térmica, é possível verificar em tempo real quanto tempo demora um motor a aquecer após o arranque a frio. A conclusão do vídeo é simples, não é necessário esperares que o motor aqueça, a não ser que a temperatura exterior seja mesmo muito baixa (inferior a 40ºC negativos).

Não, a não ser que a temperatura exterior esteja extremamente baixa

VERDADEIRO

Num vídeo publicado no canal de YouTube Engineering Explained através do recurso a uma câmara térmica, é possível verificar em tempo real quanto tempo demora um motor a aquecer após o arranque a frio. A conclusão do vídeo é simples, não é necessário esperares que o motor aqueça, a não ser que a temperatura exterior seja mesmo muito baixa (inferior a 40ºC negativos).

Pergunta 7
Em qual destas situações arrancar em segunda é a opção mais acertada?

Quando o piso se encontra em condições de forte aderência

FALSO

Embora sejam poucas, existem efetivamente situações em que arrancar em segunda é a melhor opção. Mas que situações são estas? Por exemplo, quando o piso apresenta condições de fraca aderência (ex: na neve ou no gelo). Nestes casos pode fazer mais sentido arrancares em segunda porque isso implica menos esforços para a embraiagem e para a caixa. Além disso, desta forma as rodas vão ter menos tendência a patinar. Outro caso é nas descidas, porque podes aproveitar o balanço para evitar pôr a primeira e, logo a seguir, a segunda.

Em descidas

VERDADEIRO

Embora sejam poucas, existem efetivamente situações em que arrancar em segunda é a melhor opção. Mas que situações são estas? Por exemplo, quando o piso apresenta condições de fraca aderência (ex: na neve ou no gelo). Nestes casos pode fazer mais sentido arrancares em segunda porque isso implica menos esforços para a embraiagem e para a caixa. Além disso, desta forma as rodas vão ter menos tendência a patinar. Outro caso é nas descidas, porque podes aproveitar o balanço para evitar pôr a primeira e, logo a seguir, a segunda.

As duas opções anteriores

FALSO

Embora sejam poucas, existem efetivamente situações em que arrancar em segunda é a melhor opção. Mas que situações são estas? Por exemplo, quando o piso apresenta condições de fraca aderência (ex: na neve ou no gelo). Nestes casos pode fazer mais sentido arrancares em segunda porque isso implica menos esforços para a embraiagem e para a caixa. Além disso, desta forma as rodas vão ter menos tendência a patinar. Outro caso é nas descidas, porque podes aproveitar o balanço para evitar pôr a primeira e, logo a seguir, a segunda.

Pergunta 8
A tecnologia cruise control consome mais combustivel?

Sim

VERDADEIRO

O consumo de combustível aumenta com a utilização do cruise control. E a explicação é simples: basta pensar que o sistema de um automóvel recorre a todos os meios para manter o veículo à velocidade determinada pelo condutor. Ainda assim, esta tecnologia pode ser um bom auxiliar para os condutores que têm tendência a aumentar a sua velocidade em viagens mais longas.

Não

FALSO

O consumo de combustível aumenta com a utilização do cruise control. E a explicação é simples: basta pensar que o sistema de um automóvel recorre a todos os meios para manter o veículo à velocidade determinada pelo condutor. Ainda assim, esta tecnologia pode ser um bom auxiliar para os condutores que têm tendência a aumentar a sua velocidade em viagens mais longas.

O consumo é igual

FALSO

O consumo de combustível aumenta com a utilização do cruise control. E a explicação é simples: basta pensar que o sistema de um automóvel recorre a todos os meios para manter o veículo à velocidade determinada pelo condutor. Ainda assim, esta tecnologia pode ser um bom auxiliar para os condutores que têm tendência a aumentar a sua velocidade em viagens mais longas.

Pergunta 9
Os carros elétricos poluem tanto como os diesel?

Sim

FALSO

Olhando apenas aos gases de escape, e sabendo que não há nada que polua tanto como o produto da combustão do gasóleo, os motores diesel não têm qualquer hipótese. Um automóvel elétrico desloca-se do ponto A ao ponto B sem produzir qualquer espécie de emissão, um feito que é contrário à natureza dos motores de combustão. No entanto, é preciso ter em conta as emissões associadas à produção de eletricidade que carrega as baterias e das próprias baterias. Em Portugal há um investimento cada vez maior nas energias renováveis, mas ainda não há forma de calcular com rigor as emissões globais associadas a um automóvel elétrico.

Não

VERDADEIRO

Olhando apenas aos gases de escape, e sabendo que não há nada que polua tanto como o produto da combustão do gasóleo, os motores diesel não têm qualquer hipótese. Um automóvel elétrico desloca-se do ponto A ao ponto B sem produzir qualquer espécie de emissão, um feito que é contrário à natureza dos motores de combustão. No entanto, é preciso ter em conta as emissões associadas à produção de eletricidade que carrega as baterias e das próprias baterias. Em Portugal há um investimento cada vez maior nas energias renováveis, mas ainda não há forma de calcular com rigor as emissões globais associadas a um automóvel elétrico.

Poluem o mesmo

FALSO

Olhando apenas aos gases de escape, e sabendo que não há nada que polua tanto como o produto da combustão do gasóleo, os motores diesel não têm qualquer hipótese. Um automóvel elétrico desloca-se do ponto A ao ponto B sem produzir qualquer espécie de emissão, um feito que é contrário à natureza dos motores de combustão. No entanto, é preciso ter em conta as emissões associadas à produção de eletricidade que carrega as baterias e das próprias baterias. Em Portugal há um investimento cada vez maior nas energias renováveis, mas ainda não há forma de calcular com rigor as emissões globais associadas a um automóvel elétrico.

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